As Nossas Sessões

Como funciona cada sessão?

Cada sessão começa na zona dos sofás e dos puffs. Os alunos chegam, vestem uma bata de artista, são recebidos por todos e conversa-se sobre a semana que passou. Conta-se uma história ou lança-se um tema para ser desenvolvido em grupo, que servirá de inspiração para o trabalho dessa sessão.

Faz-se uma pausa em que todos se reúnem à mesa para um pequeno lanche. Servem-se torradas, fruta, leite e sumo. Encoraja-se a partilha e a comunicação entre todos.

Os alunos trabalham num projeto de arte individual ou em grupo. Cada sessão tem seis a oito alunos. Estantes com livros infantis e de arte, pinturas e imagens inspiradoras nas paredes, ajudam-nos a desenvolver o seu trabalho e dar expressão à sua própria individualidade e criatividade.

As crianças trabalham de forma livre, de acordo com o seu ritmo.Os nossos projetos têm em conta as capacidades e necessidades de cada aluno e procuram integrar os seus temas de interesse, bem como as matérias do currículo escolar.

No fim da sessão todos se reúnem para falar de como correu a sessão e o trabalho que produziram. Focam-se os pontos positivos e encorajam-se os alunos a elogiar e a apoiar os colegas. Estimula-se o respeito pelos outros, incentiva-se cada um a sugerir novas ideias e a ouvir os outros.

Quanto tempo duram as sessões?

Cada sessão dura entre uma a duas horas, e as crianças vêm uma ou duas vezes por semana, durante o ano lectivo ou nos tempos livres.

Aos fins de semana e durante as férias realizamos workshops e oficinas de artes, proporcionando às crianças uma experiência invulgar durante todo o dia ou ao longo de vários dias, em que exploramos expressões tão variadas como a pintura, a escultura, a gravura, o azulejo, a fotografia, o mosaico, a cerâmica, o vitral, o desenho, a instalação, a modelação e a assemblage, entre muitas outras.